logomarca do núcleo dança aberta

 
  botão página inicial
  botão quem somos
  botão danceability
  botão projetos
  botão mídia
  Botão Parceiros
  Botão Contato
 
  • slide1
  • slide2
  • slide3
  • slide4
  • slide5
  • slide6
Slideshow Joomla by WOWSlider.com v3.8
 

 

projetos

Circulação de Palestras e Oficinas de DanceAbility 2016

Prestes a completarmos dez anos de atividades, onde nossos principais projetos concentraram-se na capital paulista, sentimos a necessidade de atravessar estas fronteiras a fim de atender ao interesse das pessoas de outras cidades que nos procuram e, assim, continuar apresentando o método e a filosofia do DanceAbility, ainda relativamente pouco experienciados.

Com o intuito de inaugurar ou aprofundar novos modos de olhar e trabalhar com grupos que contenham diversidade física, mental, de formação pessoal e profissional, e o desdobramento disso para o desenvolvimento da sociedade como um todo, o Núcleo Dança Aberta propõe a Itinerância de Palestras e Oficinas de DanceAbility pelo Estado de São Paulo.

Dez cidades receberão Palestra e Oficina, onde teoria e prática se comunicam. Assim não só convidamos para um momento de reflexão, mas também para um momento compartilhado e vivido, onde o corpo pode ter lugar para responder sem palavras a alguns impasses comuns a todos nós ao lidar com nossas particularidades, sejam quais forem. E que isso gere criatividade e transformação, é nossa intenção.
saiba mais...

 

Dança Aberta 2014 – Oficina de Dança DanceAbility

No Brasil, o Núcleo Dança Aberta vem promovendo, com a ajuda de variados parceiros, eventos como workshops e performances ligados ao método DanceAbility, alguns com a participação de Alito Alessi, dançarino e coreógrafo criador do método.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com e sem deficiência.

O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, por dois meses pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade.

No segundo semestre de 2014 acontece a 3ª edição da Oficina de Dança DanceAbility em São Paulo. A Oficina de Dança DanceAbility 2014 será oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com os patrocínios da Eaton e White Martins, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
saiba mais...


Dança Aberta 2014 - Ciclo de Palestras e Oficinas

Com o intuito de ampliar o olhar e a discussão sobre diferentes modos de trabalhar com grupos que contenham diversidade física, mental, de formação pessoal e profissional, e o desdobramento disso para o desenvolvimento da sociedade como um todo, o Núcleo Dança Aberta propõe o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança com a participação de artistas convidadas.

Cada uma das palestrantes/professoras traz sua perspectiva particular, fruto de trajetórias individuais pautadas em experiências e questionamentos artísticos e humanos advindos do encontro - ou desencontro - com a diversidade.

São cinco Módulos de Palestra e Oficina, onde teoria e prática se comunicam. Assim não só convidamos para um momento de reflexão, mas também para um momento compartilhado e vivido, onde o corpo pode ter lugar para responder sem palavras a alguns impasses comuns a todos nós ao lidar com nossas particularidades, sejam quais forem. E que isso gere criatividade e transformação, é nossa intenção.

Este Ciclo é oferecido gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com o patrocínio da White Martins e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural (ProAC).
saiba mais...


Oficina de Dança DanceAbility 2012

Vide descrição do formato do projeto em "Oficina de Dança DanceAbility 2008".

A oficina alcançou mais de 130 pessoas ao longo dos dois meses, contando com a participação de ONGs e instituições, e ainda investiu no aprofundamento da experiência do grupo de quinze pessoas que participou de todos os encontros, o Núcleo Didático. Esse Núcleo foi formado por pessoas com e sem deficiência - entre elas, educadores, arquitetos, dançaterapeutas, professores de dança e artistas - selecionadas por serem potenciais multiplicadores de informação. Os outros participantes foram convidados pelo Núcleo Dança Aberta para participarem de aulas abertas. Nas aulas abertas, contamos com a participação de grupos de instituições de São Paulo, como Transformar - Associação para o Desenvolvimento do Portador de Deficiência, APAE São Paulo, ABRACE, Corpo Sinalizante, Associação Monte Azul, Clube dos Paraplégicos, ONG Mais Diferenças, SEMEAR e AACD e, ainda, Associação de Convivência Novo Tempo de Araçoiaba da Serra (SP) e APAE de São Sebastião (SP).

Além disto, o Núcleo Dança Aberta ainda levou gratuitamente ao público em geral a oportunidade de experimentar o danceAbility através da realização de uma Aula Aberta no Centro Cultural São Paulo e, neste mesmo lugar, também apresentou publicamente a performance Parada DanceAbility, resultado cênico realizado com os participantes da Oficina que puderam oferecer à comunidade e a seus amigos e parentes o presente de sua presença (fruto do que se construiu ao longo da oficina), preenchidos de suas descobertas e revelações como indivíduos e como grupo.

No primeiro semestre de 2012, o Núcleo Dança Aberta concretiza a realização da 2ª edição da Oficina de Dança DanceAbility, de 3 de abril a 29 de maio, na Pulsarte, no Alto de Pinheiros, em São Paulo.

A Oficina de Dança DanceAbility 2012 conta com o patrocínio da White Martins e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural (ProAC).


Oficina de Dança DanceAbility 2008

Neca Zarvos e Priscila Jorge começaram a idealizar a oficina de DanceAbility em 2006. Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, por dois meses, duas vezes por semana, pessoas com e sem deficiência, com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Os participantes são divididos em dois grupos com objetivos distintos. O Núcleo Didático é formado por pessoas interessadas na abordagem aprofundada do método DanceAbility para aplicação em seu trabalho ou profissão. Do segundo grupo participam pessoas que têm vontade de conhecer e experimentar o método DanceAbility.

A Oficina está estruturada de forma a proporcionar uma experiência intensa e de muito aprendizado para todos os participantes, de ambos os grupos. O Núcleo Didático tem formação fixa e participa de todos os encontros da Oficina. Já a formação do segundo grupo é renovada constantemente, de modo que a maior quantidade possível de interessados participe e ao mesmo tempo tenha uma vivência significativa. Esse grupo participa sempre do segundo encontro semanal, a aula aberta, o que contribui para que eles ao mesmo tempo se beneficiem e colaborem para o aprofundamento dos estudos do Núcleo Didático.

É oferecido transporte e assistência para a locomoção a pessoas com deficiência. As aulas abertas (com participação de ambos os grupos) são acompanhadas por músicos que improvisam ao vivo. Ao final de dois meses, a oficina termina com a realização de uma demonstração pública gratuita, em uma apresentação dos participantes do Núcleo Didático.

É importante ressaltar que a oficina não pretende nem está autorizada a formar professores de DanceAbility. No entanto, o contato com a abordagem didática e com uma amostra significativa de exercícios pode ser bem aproveitado por quem quiser utilizá-los com responsabilidade em seu trabalho, de forma a enriquecer e ampliar olhares.

A oficina alcançou mais de 100 pessoas ao longo dos dois meses, contando com a participação de ONGs e instituições, e ainda investiu no aprofundamento da experiência do grupo de quinze pessoas que participou de todos os encontros, o Núcleo Didático. Esse Núcleo foi formado por pessoas com e sem deficiência - entre elas, psicólogos, educadores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, professores de dança e artistas - selecionadas por serem potenciais multiplicadores de informação. Os outros participantes foram convidados pelo Núcleo Dança Aberta para participarem de aulas abertas.

Ao final dos dois meses, os participantes apresentaram ao público Experimentos DanceAbility, resultado cênico da Oficina.

Em 2008, participaram do Núcleo Didático, moradores de São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo e Mauá (municípios de São Paulo).

Além disto, contamos com a participação de grupos de instituições de São Paulo, como AACD, ADD, ADERE, Bombelêla, Clube dos Paraplégicos, Laramara, Morungaba, Projeto Transformar, Semear e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e, ainda, o Centro de Referência em Reabilitação Dr. Jorge Rafulla Kanawati, de Campinas (SP).

A 1ª edição da Oficina de Dança “DanceAbility” foi realizada de 24 de junho a 14 de agosto de 2008, na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, em São Paulo, e contou com o patrocínio do Banco Itaú através de incentivo fiscal (Lei Rouanet) aprovado pelo Ministério da Cultura.


DanceAbility Brasil 2007  

O Núcleo Dança Aberta realiza em 2007 o Projeto DanceAbility Brasil, que novamente traz Alito Alessi a São Paulo para uma série de workshops, palestras, intervenções e apresentações.
Alessi dirigiu uma intervenção de dança, a Performance Parade, no prédio do SESC Santana e o espetáculo Joy Lab Research, em que Neca atuou como assistente e dançarina.
O espetáculo Joy Lab Research foi realizado em parceria com a Joint Forces Dance Company, de Alito Alessi, que trouxe o apoio da Guggenheim Foundation. Além disso, contou também com os seguintes apoios: SESC, que sediou workshops em São Paulo e São Carlos e incluiu duas apresentações de Joy Lab Research em sua mostra de dança inclusiva Sob um Novo Olhar, no SESC Santana; ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Galeria Olido; Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; ONG Projeto Primeiro Passo; Academia Fórmula; grupo Acesso Livre e Platô Produções.


Alito Alessi no Brasil 

Em 1997 Neca Zarvos trouxe pela primeira vez ao Brasil Alito Alessi criador do método DanceAbility. Durante a visita, Alessi realizou em São Paulo dois workshops de DanceAbility, um na AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente e outro no CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da USP.
O dançarino e coreógrafo também apresentou ao público, junto a Emery Blackwell, seu parceiro de dança com paralisia cerebral, diversos trabalhos de sua companhia Joint Forces Dance Company, no Centro Cultural São Paulo.
Neca produziu a vinda de Alessi com colaboração de Leda Pereira e o apoio da AACD e do Centro de Reabilitação Vergueiro.