logomarca do núcleo dança aberta

 
  botão página inicial
  botão quem somos
  botão danceability
  botão projetos
  botão mídia
  botão parceiros
  botão contato

 

 

Programação Anual do Núcleo Dança Aberta – 2017

10 Anos de Núcleo Dança Aberta

Neste ano de 2017 o Núcleo Dança Aberta completa 10 anos de existência. Para celebrar a data acontece a 4ª edição da Oficina DanceAbility do Núcleo Dança Aberta, um projeto que propõe o encontro através da dança como veículo do aprendizado de estar junto, o que é precioso para todos, pois é no contato com a diversidade que crescemos e enriquecemos nossa experiência humana.

Nossa teimosia em tentar proporcionar uma estrutura que reproduza, mesmo que em escala limitada, um território acessível, possibilita realmente a formação de grupos com diversidade – que entendemos como física, cultural, profissional, social, etária, e também de características da mente. Assim, aplicando a metodologia do DanceAbility, inauguramos um território onde todos têm igual possibilidade de escolha e autonomia, onde todos recebem o que precisam e dão o que tem para dar, um ensaio do que poderia ser uma sociedade que fosse realmente saudável.

Nestes dez anos realizamos projetos que materializam nosso ideal de possibilitar encontros entre pessoas respeitando e valorizando nossas diferenças e agradecemos a todos que contribuíram para construção desta trajetória: nossos alunos, nossos parceiros profissionais, nossos patrocinadores, apoiadores e nosso mestre Alito Alessi.


Núcleo Dança Aberta e DanceAbility

No Brasil, o Núcleo Dança Aberta vem promovendo, com a ajuda de variados parceiros, eventos como workshops e performances ligados ao método DanceAbility, alguns com a participação de Alito Alessi, dançarino e coreógrafo criador do método.

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência.

O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Na Oficina do Núcleo Dança Aberta, por dois meses pessoas com e sem experiência em dança se encontram para criar juntas e praticar exercícios simples de improvisação, sem movimentos pré-determinados, num ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro e da aproximação que nos permite perceber e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade.

No segundo semestre de 2017 acontece a 4ª edição da Oficina de Dança DanceAbility em São Paulo. A Oficina de Dança DanceAbility 2017 será oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com os patrocínios da White Martins e EDP, através do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e apoio da Oficina Cultural Oswald de Andrade.


Oficina DanceAbility – 4ª edição

De 12 de setembro a 09 de novembro de 2017
terças e quintas, das 14:30h às 17:30h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP

Público-Alvo
Faixa etária: crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos.

Grupo I: - Núcleo Didático: pessoas com ou sem deficiência, com interesses nas áreas de educação, terapia, fisioterapia, liderança comunitária, artes e na abordagem didática do DanceAbility. O Grupo I tem formação constante e participará de todos os encontros da oficina.
Nº de Vagas (seleção pública): 15 participantes.

Grupo II: pessoas com deficiência e seus acompanhantes, integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos esportivos ou artísticos. O Grupo II participará apenas do segundo encontro semanal (aula aberta de DanceAbility) e sua formação será constantemente renovada.
Nº de Vagas (contato direto com a equipe de produção): 15 participantes por encontro.

O primeiro encontro semanal trará apenas o Núcleo Didático para abordar aspectos do método, em âmbito teórico e prático. O segundo encontro semanal unirá o Núcleo Didático ao Grupo II – para praticarem o DanceAbility em forma de aula aberta. As aulas abertas terão acompanhamento de músicos improvisando com os grupos.

Ao final de dois meses a oficina terminará com uma improvisação dos participantes do Núcleo Didático, aberta gratuitamente ao público.

Está previsto registro de imagens em vídeo e fotografia, assim como a produção de uma apostila documental a partir do registro escrito de cada encontro.

O projeto oferece transporte para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência ao local de trabalho e assistência para locomoção.

A Oficina não está autorizada a formar professores de DanceAbility. A concessão para lecionar a técnica só é obtida através do curso “DanceAbility Teacher Certification Training” com Alito Alessi (EUA). No entanto, a partir do contato com a abordagem didática e com uma amostra significativa de exercícios, a metodologia DanceAbility pode ser bastante aproveitada por quem quiser utilizá-la em seu trabalho de forma a disseminar informações valiosas para a transformação de mentalidades e a abertura de novos caminhos.


Ficha Técnica

Professoras Certificadas da Técnica DANCEABILITY – Neca Zarvos, Priscila Jorge e Leticia Sekito

Coordenação Pedagógica – Neca Zarvos

Coordenação Musical – Natalia Mallo

Músicos – Ramiro Murillo, Bruno Serroni, Claudio Faria e Danilo Penteado

Registro Fotográfico – Gil Grossi

Projeto Gráfico – Artefactos Bascos

Assessoria de Imprensa – EDITOR – Edison Paes de Melo

Produção Executiva – Maíra Silvestre

Coordenação Geral – Priscila Jorge

Realização – Núcleo Dança Aberta


INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO GRUPO I – NÚCLEO DIDÁTICO



1. O candidato, obrigatoriamente, deverá efetuar sua inscrição enviando os seguintes dados:
a) Nome
b) Data de Nascimento
c) Endereço Completo
d) Telefone(s) para Contato
e) E-mail
f) Profissão
g) Currículo Resumido (máximo de 10 linhas)
h) Carta de Interesse (máximo de 15 linhas)
i) Informar se tem deficiência e qual e se precisa de transporte disponibilizado pelo projeto.

2. As inscrições deverão ser efetuadas diretamente pelo site www.nucleodancaaberta.com ou enviadas por e-mail para contato@nucleodancaaberta.com, no período de 07 a 23 de agosto de 2017.

3. Serão indeferidas as inscrições de candidatos que não forem apresentadas no lugar, prazo, forma e demais condições especificadas no presente comunicado.

4. A inscrição do candidato implica na prévia e integral concordância com as normas desta Seleção e com o registro escrito, fotográfico e em vídeo das atividades propostas.

DA SELEÇÃO

1. Pré-Seleção
Através da análise de currículo e carta de interesse, candidatos serão qualificados para a fase final. Esses candidatos serão informados por email e/ou telefone entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2017 e convidados para uma entrevista.

2. Seleção
A definição dos candidatos se dará por meio de entrevistas a serem realizadas nos dias 04 e 05 de setembro de 2017, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro. Divulgação dos selecionados no site www.nucleodancaaberta.com no dia 07 de setembro de 2017. Os candidatos selecionados serão comunicados por email e/ou telefone no dia 06 de setembro de 2017.

Critérios de Seleção, maiores informações e dúvidas através do site www.nucleodancaaberta.com, pelo e-mail contato@nucleodancaaberta.com ou pelo telefone (11) 99401-8419, com Maíra Silvestre.