DANÇA ABERTA 2022

15 Anos de Núcleo Dança Aberta

Em 2022 o Núcleo Dança Aberta completa 15 anos de existência.

Neste ano – depois de dois anos de pandemia – voltamos a nossas atividades presenciais, com muita vontade de voltar a dançar olhando nos olhos de outros humanos, de viver encontros que trazem o inesperado, que nos mostram mais de nós mesmos, que nos aproximam de nossa humanidade em toda a sua diversa riqueza: física, cultural, racial, etária, de gêneros, de características da mente… sabendo que provavelmente nenhuma dessas categorias dá conta de tudo o que pode estar configurado num indivíduo, cada ser um mundo, uma história, uma vida, impossível de ser completamente definida com palavras.

É para viabilizar estes encontros entre pessoas diversas, respeitando e valorizando nossas diferenças, que trabalhamos durante esses 15 anos. Em uma sociedade que ainda está longe de proporcionar um território acessível para todos os seus membros, insistimos em criar este lugar onde todos tem igual possibilidade de escolha e autonomia, onde todos podem receber o que precisam e dar o que tem pra dar: um ensaio do que poderia ser uma sociedade realmente saudável.

É com alegria que continuamos nossa trajetória, e não podemos deixar de agradecer a todos que contribuíram todos esses anos para sua construção: nossos alunos, nossos parceiros profissionais, nossos patrocinadores, nossos apoiadores e nosso mestre Alito Alessi.

E damos início à programação deste ano de celebração com um “INTENSIVO DanceAbility”, curso introdutório à didática do método DanceAbility com currículo definido por Alito Alessi (DanceAbility International). O curso será oferecido gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e conta com os recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC LAB 2021 / #ProAC2021) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além da parceria com TUSP/USP e apoio do CRD – Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo.

INTENSIVO DanceAbility + Aula Experimental

de 11 a 26 de junho de 2022, sábados e domingos

Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri

Endereço: USP – Rua do Anfiteatro, nº109 – Butantã, São Paulo – SP

Carga horária total: 33 horas

Nº de vagas: 15 participantes

O curso INTENSIVO e a aula experimental serão oferecidos pelo Núcleo Dança Aberta, ministrados por Neca Zarvos (Master Teacher em DanceAbility) com assistência de Priscila Jorge (Professora Certificada de DanceAbility).

INTENSIVO DanceAbility

de 11 de a 25 de junho de 2022

sábados e domingos – das 10h às 13h e das 14:30h às 17:30h

O INTENSIVO é um Curso Certificado que ensina exercícios e teoria básicos de DanceAbility de aplicação imediata para participantes que queiram aprender a conduzir trabalhos com improvisação de movimento e dança em grupos com diversidade.

Participantes aprendem como introduzir o método DanceAbility, uma abordagem abrangente baseada em improvisação de movimento estruturada.

O método oferece um modo de trabalhar efetivo para que pessoas com variadas habilidades físicas e intelectuais possam se encontrar em um espaço compartilhado onde a criatividade é baseada em igualdade, não em habilidades específicas.

DanceAbility dissolve barreiras entre pessoas com e sem deficiências e facilita a comunicação profunda e significativa entre praticantes, ajudando pessoas com diversas origens e perspectivas a experimentar a arte de estar juntas.

O treinamento de 5 dias (30 horas) inclui:

  • Conceitos fundamentais e exercícios de improvisação de movimento para pessoas com diversas habilidades, para que qualquer pessoa presente em um dado grupo possa se expressar com autonomia.
  • Explorações de movimento/dança individuais, em duplas, e em pequenos e grandes grupos que encorajam a expressão corporal e a comunicação não-verbal;
  • Como trabalhar liderança e suporte em grupos que incluem diferentes habilidades cognitivas;
  • Como trabalhar com adultos e crianças;
  • Como ensinar fisicalidade e toque (amplamente inspirado em Contato Improvisação).

O conteúdo do curso é determinado e organizado por Alito Alessi, criador do método. Cada participante receberá um certificado de conclusão reconhecido pelo DanceAbility International e um guia didático (manual) com mais de 40 exercícios e notas detalhadas sobre o material trabalhado a cada dia. Esse material pode ser utilizado e deve ser creditado ao método.

É importante informar que o INTENSIVO não forma Professoras e Professores de DanceAbility. A concessão para lecionar a técnica especificamente só é obtida através do curso “DanceAbility Teacher Certification Training” com Alito Alessi.

Aula Experimental de DanceAbility

26 de junho de 2022

sábado – das 10h às 13h

O trabalho será finalizado com uma aula de DanceAbility, de 3 horas de duração, para participantes do INTENSIVO viverem a experiência do DanceAbility como alunos, em aula conduzida pelas professoras, dentro de um grupo com diversidade. Neste dia, o Núcleo Dança Aberta traz um grupo convidado de pessoas com e sem deficiência.

Público-alvo do INTENSIVO

O curso é aberto a pessoas (com ou sem deficiência) com interesses em áreas diversas – como artes, educação, terapias – que queiram trabalhar em grupos com habilidades mistas; ou ainda para quem já conhece o método DanceAbility e busca um aprofundamento.

Muitas pessoas que participam dos Intensivos são profissionais da área artística; não-profissionais e pessoas sem experiência prévia em dança também são bem vindas, desde que se interessem pelo objetivo de facilitar trabalhos em grupos com diversidade.

SELEÇÃO PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DO GRUPO

São critérios desta seleção o potencial de cada participante do grupo multiplicar a informação e o quanto a pessoa pode aproveitar as ferramentas do DanceAbility em seu trabalho, visto que poderá difundir em seus ambientes cotidianos as experiências e conhecimentos adquiridos.

Focando alcançar diversidade na formação do grupo de participantes, a intenção é criar um ambiente seguro e acolhedor para a troca entre pessoas com e sem deficiências, com e sem experiência em dança, de faixas etárias, classes sociais, raças, gêneros, escolaridades e profissões diferentes; enriquecendo e ampliando o olhar de cada participante.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Pedagógica

Neca Zarvos – Master Teacher em DanceAbility

Coordenação Geral

Priscila Jorge – Professora Certificada de DanceAbility

Produção Executiva

Dani Correia

Registro Fotográfico

Gil Grossi

Projeto Gráfico

Rica Ramos

Mídias Sociais

Isabella Gerevini

Realização

Núcleo Dança Aberta

INSCRIÇÕES

1. A pessoa interessada, obrigatoriamente, deverá efetuar sua inscrição acessando o formulário através do link disponível abaixo no período determinado.

2. Serão indeferidas as inscrições que não forem apresentadas no lugar, prazo, forma e demais condições especificadas no presente comunicado.

4. A inscrição implica na prévia e integral concordância com o registro fotográfico e em vídeo da atividade proposta.

AGUARDE – INSCRIÇÕES
De 09 a 25 de Maio de 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS
Até 25 de Maio de 2022

INSCRIÇÕES
ENCERRADAS

DA SELEÇÃO

1. Pré-Seleção 

Através da análise do formulário preenchido, pessoas que se candidataram serão qualificadas para a próxima fase. Essas pessoas serão informadas por email e/ou telefone entre os dias 30 de maio e 01 de junho de 2022 e convidadas para uma entrevista.

2. Seleção 

A definição do grupo de participantes se dará por meio de entrevistas a serem realizadas nos dias 02 e 03 de junho de 2022, no CRD – Centro de Referência da Dança, na Galeria Formosa, Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo – SP. A seleção de participantes será divulgada no site www.nucleodancaaberta.com no dia 08 de junho de 2022. As pessoas selecionadas serão comunicadas por email e/ou telefone no dia 07 de junho de 2022.

Critérios de Seleção, maiores informações e dúvidas através do site www.nucleodancaaberta.com, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 99890 3790 , com Dani Correia.