DanceAbility

Improvisação, Expressão e Troca Artística

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência.

O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro, da aproximação que nos permite sentir e compartilhar a natureza básica que temos em comum: a humanidade.

DanceAbility integra habilidades mistas e pesquisa a improvisação do movimento, trazendo possibilidades, descobertas e reflexões sobre o fazer artístico e desdobrando-se como modelo para uma sociedade inclusiva.

O Projeto DanceAbility foi fundado por Alito Alessi e Karen Nelson nos Estados Unidos, em 1987. Sob a liderança de Alessi, esse projeto vem criando comunidades de dança integradas por pessoas de diferentes culturas e habilidades físicas nos EUA, Europa, Ásia, América Central e América do Sul.

Alito Alessi

DanceAbility International

Alito Alessi é diretor artístico da DanceAbility International e cofundador do projeto DanceAbility. Atua pelo desenvolvimento da dança contemporânea desde os anos 80 e é internacionalmente reconhecido como professor e coreógrafo pioneiro nas áreas de Contato Improvisação e relação entre dança e deficiência.

Alessi já recebeu diversos prêmios e títulos honorários pelo seu trabalho em DanceAbility, como “Fulbright Senior Specialist”, “Hong Kong Choreographer of The Year”, e “Guggenheim Fellowship”, entre outros.
Deu início à formação e certificação de professores no método DanceAbility em 1997.

Mais de 600 pessoas ao redor do mundo, artistas da dança, pessoas com deficiências, e outras interessadas em trabalhar com pessoas com deficiências já participaram de seu Curso de Certificação de Professores em DanceAbility e hoje disseminam o método em seus países.

Desde 1995, Alessi realiza, junto a seu parceiro com paralisia cerebral Emery Blackwell, apresentações de dança regularmente, principalmente em escolas, buscando conscientizar as crianças a respeito da arte e do potencial de pessoas com deficiência.

Ele também promove performances de rua que já atraíram a atenção de multidões em espaços públicos de Milão, Hong Kong, Viena e São Paulo, entre outras.
Para mais informações sobre Alito Alessi e o método DanceAbility, visite o site da DanceAbility International: www.danceability.com.