Project Description

Dança Aberta 2014 – Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas

Cada uma das palestrantes/professoras trouxe sua perspectiva particular, fruto de trajetórias individuais pautadas em experiências e questionamentos artísticos e humanos advindos do encontro – ou desencontro – com a diversidade.

Tanto para nós quanto para o público interessado, o Ciclo pôde oferecer um leque de diferentes olhares para o trabalho artístico que envolve todo o tipo de pessoa, de corpos, idades, profissões e culturas diferentes. Para nós uma oportunidade de troca profissional e revitalização de nossa experiência como docentes e artistas; para as pessoas interessadas em geral, a possibilidade de entrar em contato e experimentar diversas maneiras de dançar e estar junto.

Um aspecto interessante do Ciclo foi a possibilidade oferecida aos participantes de se inscreverem em vários módulos, para assim passar por um processo pessoal mais aprofundado, ao entrar em contato com as diversas perspectivas de cada professora convidada.

Entre os interessados estavam profissionais das áreas de artes, educação, arte-educação, psicologia, fisioterapia, antropologia, arquitetura, pedagogia, terapia ocupacional, dançaterapia, entre outras. Além desta demanda espontânea, contamos com a participação de pessoas com deficiência e grupos de instituições especialmente convidados para garantir diversidade entre os participantes e diferentes experiências nas aulas. Entre estes convidados para as oficinas, estiveram grupos da SEMEAR Associação para Integração e Apoio às pessoas com deficiência, do Clube dos Paraplégicos, da AACD (dançaterapia) e do Corpo Sinalizante.

Foram cinco Módulos de Palestra e Oficina, onde teoria e prática se comunicaram.

Este Ciclo foi realizado na Pulsarte, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, nas seguintes datas:

Módulo I – Núcleo Dança Aberta (São Paulo) – 4, 5 e 6 de abril
Módulo II – Marina Gubbay (Buenos Aires) – 11, 12 e 13 de abril
Módulo III – Mara de Castro (São Paulo) – 25, 26 e 27 de abril
Módulo IV – Carla Vendramin (Porto Alegre) – 9,10 e 11 de maio
Módulo V – Estela Lapponi (São Paulo) – 16, 17 e 18 de maio